segunda-feira, 2 de março de 2009

ASSARÉ COMEMORA CENTENÁRIO DE PATATIVA DO ASSARÉ


O centenário do maior poeta popular no Ceará é comemorado no dia 05 de março em programação festiva em sua cidade natal, no Cariri cearense. Na ocasião, a Secretaria da Cultura do Estado assim a ordem de serviço para as reformas do memorial Patativa do Assaré que incluem a ampliação do auditório e reformas estruturais na casa, que guarda a memória do poeta. Além disso, a Secult também faz a entrega de 3.500 livros à biblioteca municipal de Assaré.Motivada pelo tema central do centenário do poeta, a programação do evento que segue desde o dia 1º de março comprometida com a integração de grupos populares, exposições, feiras, apresentações de teatros e cinema, roda de discussão sobre Patativa, oficinas,dentre diversos shows e lançamentos inspirados no centenário do mestre. Essa parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura-Secult e a prefeitura de Assaré, busca resgatar e homenagear um grande símbolo da cultura cearense que foi Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré.

Dia 1º/03/09-Santana/Solteirões/Menina Morena
Dia 02/03/09-/Os Nonatos/Mastruz com Leite/Eliazar de Carvalho
Dia 03/03/09- Cheiro de Menina/ Encontro de sonfoneiros/Gildário/Adelson Viana/Cícero do Assaré/CacauCom Mel
Dia 04/03/09-Italo e Reno/Dorgival Dantas/Caninana do Forró
Dia 05/03/09-Waldonys/Dominguinhos/Fagner/Banda Sacode

Patativa nasceu no dia 5 de março de 1909, na Serra de Santana, situada a 18 quilômetros do município cearense de Assaré. Era o segundo filho dos agricultores Pedro Gonçalves da Silva e Maria Pereira da Silva. Se a mãe ainda o acompanhou por longos anos, o pai faleceu quando o poeta ainda tinha oito anos de idade. É da figura paterna que Patativa reservou na memória a voz cantada. Dividia o trabalho na roça com brincadeiras nos galhos das árvores e ouvia histórias dos mais velhos.

Aos 16 anos, Patativa vende uma ovelha para comprar a primeira viola. Do seu cotidiano e do contato com a natureza, conseguia extrair a inspiração para seus versos. Aos poucos, conquistou Assaré, o Brasil e o mundo, com suas rimas e seu canto.














Nenhum comentário: